Andreia Espíndola, juntamente com as estudantes Alana Raquel Santos da Silva, Bruna Beatriz Ferreira da Silva e Jennifer Dantas dos Santos, são autoras de um trabalho que será apresentado como relato de experiência durante a Semabio. O objetivo desse trabalho é compartilhar a atividade desenvolvida na estação Bioacumulação, que foi criada para um evento realizado em março com alunos da rede estadual de ensino.
A proposta desenvolvida para os 55 estudantes da Escola Onélia Campelo tinha como intuito correlacionar conceitos de Ecologia, como Biomas brasileiros, Ecossistemas, Bioacumulação e as Relações Ecológicas. Agora, durante a Semabio, os participantes terão a oportunidade de conhecer os resultados dessa experiência realizada no Arboretum, que também será apresentada na Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Sinpete 2024).
O Sinpete será realizado de 16 a 22 de outubro e também irá destacar o trabalho do grupo. Para esta atividade, as estudantes apresentarão o jogo “Desafios dos Biomas brasileiros: Quem sabe mais?”, como forma de estimular a interação dos participantes.
Alana explicou que, como o tema do Sinpete deste ano é “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para conservação dos biomas brasileiros”, o grupo decidiu trabalhar com os biomas para falar também sobre o sistema costeiro-marinho acrescentado em 2019 pelo IBGE e que ainda não é muito conhecido.
Durante as tardes dos dias 16 e 18, e pela manhã nos dias 17 e 22, o jogo educativo será aplicado na Arena de Ciências Biológicas e da Saúde, proporcionando uma experiência interativa e educativa aos participantes do Sinpete.