No primeiro dia, a programação começa às 9h com a palestra intitulada “Ditadura nunca mais: o golpe de 1964 e a luta pela terra em Alagoas”, que será realizada no auditório do LCCV. Às 19h, o cinema do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) exibirá o filme “Chão”, seguido de um debate com a participação de José Roberto, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Já na quarta-feira, as atividades terão início às 9h30 no espaço agroecológico da Ufal, com uma ação dos Movimentos Sociais do Campo. À tarde, a partir das 13h30, a programação segue para o auditório Arthur Lopes do Ceca, em Rio Largo, com a palestra “40 anos do MST e a luta pela Agroecologia”, ministrada por Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.
Além disso, está programada uma mesa de debate sobre “Agroecologia, Comunicação e Educação do Campo”, que contará com a presença de convidados de destaque, como lideranças indígenas, agrônomos e especialistas em Educação do Campo.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do site oficial. Mais informações podem ser encontradas no perfil @juraalagoas no Instagram. A Jornada da Reforma Agrária promete ser um espaço de reflexão e debate sobre temas essenciais para o desenvolvimento rural e a luta pela terra em Alagoas.