No auditório da Reitoria, o Coro da Ufal (Corufal) encantou o público com um repertório que incluiu músicas de Villa-Lobos, Tom Jobim e Djavan, dando início às comemorações na presença do reitor Josealdo Tonholo e do reitor honorário Rogério Moura Pinheiro. Ambos são ex-alunos do IQB, que já teve três reitores ocupando o cargo mais alto da universidade. O reitor honorário Eurico Lôbo também faz parte da história do Instituto.
Durante a solenidade, foi destacado o trabalho coletivo e dedicado do IQB na implantação e consolidação de ações científicas e acadêmicas, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Além disso, a importância dos terceirizados no funcionamento do instituto foi reconhecida e enaltecida.
A abertura da 17ª Semana de Química, com o tema “50 anos de Inovação e Integração entre Ensino, Pesquisa e Indústria”, também fez parte das celebrações do jubileu de ouro. A mesa de abertura contou com a presença de autoridades do IQB, do Centro Acadêmico e do Conselho Regional de Química de Alagoas.
Ao longo dos anos, o IQB expandiu seus cursos de graduação e pós-graduação, oferecendo à sociedade formação em química, biotecnologia, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, entre outros. O crescimento e a qualificação da unidade foram ressaltados pelo reitor, que destacou a colaboração ativa do IQB em grandes causas, como o enfrentamento da pandemia de covid-19 e o monitoramento do desastre ambiental causado pela Braskem.
O reitor honorário Rogério Pinheiro também elogiou a evolução do IQB ao longo dos anos, mencionando a qualificação do corpo docente e o grande número de doutores atualmente no Instituto. A celebração dos 50 anos do IQB foi marcada por momentos de reflexão, reconhecimento e confraternização, reafirmando a importância e o impacto positivo que a unidade tem tido na Ufal, na ciência e na sociedade.