UFAL – Instituto de Física da Ufal celebra 50 anos de história com programação especial e homenagens em cerimônia marcante.

No ano em que o Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra seu Jubileu de Ouro, uma extensa programação foi preparada para marcar essa importante conquista. A cerimônia oficial de comemoração está agendada para a próxima segunda-feira, 23 de agosto, às 14h, no auditório da Reitoria da universidade.

O evento contará com diversas atrações culturais, apresentadas por alunos e professores do IF. Além disso, a professora Maria Tereza fará uma palestra especial relembrando os principais momentos dos 50 anos de história do Instituto. Uma convidada especial, a professora aposentada Lenilda Austrilino, primeira mulher a se formar em Física pela Ufal, também estará presente para compartilhar suas experiências como aluna e docente.

A cerimônia será encerrada com homenagens e a entrega de placas comemorativas. Como parte das celebrações, o tema da Expofísica, o maior evento de extensão do IF, será dedicado aos 50 anos do curso de Física na Ufal. O diretor Elton Malta adiantou que, além da exposição, estão sendo produzidos vídeos que contarão a história do Instituto e que poderão ser visualizados nos perfis do Instagram do Instituto de Física e da Expofísica.

Uma das homenagens mais recentes foi destinada ao renomado professor Jenner Barreto Bastos, reconhecido internacionalmente em Física e agraciado com o título de Professor Emérito pelo Conselho Universitário. Os perfis do Instituto de Física e da Expofísica também estão divulgando uma série de vídeos abordando temas relevantes das últimas cinco décadas, como a construção do 1° laser de nitrogênio em Alagoas nas décadas de 1970 e 1980.

Atualmente, o Instituto de Física oferece dois cursos de graduação, com um total de 222 matrículas ativas.
A instituição também abriga um Programa de Pós-graduação em Física da Matéria Condensada, com mestrado e doutorado. O IF ainda possui um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e conta com 34 professores permanentes e 11 servidores técnicos que atuam nos 24 laboratórios de ensino e pesquisa.

Em seus 50 anos de história, o curso de Física do IF tem se destacado cada vez mais no cenário científico nacional e internacional. Além do foco em pesquisa, a instituição também tem como prioridade a formação de professores e o aprimoramento dos índices educacionais no estado, por meio de ações de extensão e programas de capacitação docente. O diretor Elton destacou a importância dessas iniciativas para o fortalecimento e a consolidação do curso ao longo das décadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo