Os interessados devem se inscrever diretamente no site até o dia 16 de janeiro. A seleção dos candidatos será feita de acordo com o número de vagas disponíveis em cada turma e incluirá entrevistas com os alunos ou responsáveis, no caso das crianças. Além disso, os alunos que pretendem ingressar em turmas de nível intermediário ou avançado deverão passar por um exame prático.
Os cursos seguem o repertório de cada volume do método Suzuki e terão a duração de 11 meses, encerrando em dezembro de 2025. As aulas são coletivas e gratuitas, realizadas no Espaço Cultural, localizado na Praça Sinimbú, Centro. Os alunos só precisam providenciar seu próprio material, como o instrumento, método e partituras. Ao final do curso, os aprovados receberão um certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proexc/Ufal).
O início das aulas está previsto para o dia 27 de janeiro ou 17 de fevereiro, dependendo da turma. As datas das audições e os programas a serem avaliados estão disponíveis no edital.
O Laboratório de Violino da Ufal é um projeto de extensão que oferece cursos livres em diversos níveis desde 2017. O projeto integra o Programa de formação continuada em pedagogia e performance do instrumento violino vinculado ao Curso de Música – Licenciatura do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade. O corpo docente é formado por servidores e alunos do curso superior em Música, e atualmente o projeto também oferece cursos em outras cidades como Maceió, Campo Alegre e Viçosa.
Portanto, os interessados em aprender violino e se aprofundar nesse belo instrumento musical têm uma excelente oportunidade de participar dos cursos oferecidos pela Ufal, onde poderão desenvolver suas habilidades e aprimorar sua técnica ao longo do ano letivo.