A programação completa já está disponível no site oficial do evento e está prevista para acontecer de 11 a 13 de setembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Profissionais, estudantes e professores das áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design de Interiores e Engenharia Civil são esperados para participar e se aprofundar nos temas de ergonomia do ambiente construído e acessibilidade integral.
O Eneac e o SABI já são realizados há mais de duas décadas, sendo bienais e passando por diversos estados brasileiros. Esta será a primeira vez que o evento ocorre em Alagoas, e terá como principais eixos temáticos a Ergonomia do Ambiente Construído e a Acessibilidade Integral, abordando diversos subtemas. Os organizadores destacam a importância social do evento como um espaço para debater e promover a inclusão social e ambiental através do ambiente construído e seus usuários.
A programação contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais renomados, que estarão presentes em conferências, mesas redondas, oficinas e lançamentos de livros. Além disso, estão programadas atividades como uma conferência internacional, uma mesa redonda sobre acessibilidade e turismo, e uma visita técnica a Marechal Deodoro para discutir a acessibilidade em sítios históricos.
Além das atividades científicas, o evento também terá atrações culturais, incluindo uma exposição de parte do acervo da Pinacoteca da Ufal. Para mais informações, os interessados podem acessar o Instagram @eneac2024 ou entrar em contato pelo e-mail eneac2024@gmail.com.