UFAL – “Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia na Ufal com política de ação afirmativa e detalhes sobre processo seletivo”


A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia, com início no primeiro semestre letivo de 2024. De acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 10 para cada modalidade. Os interessados têm até o dia 15 de janeiro para se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

No caso do mestrado, estão habilitados a se inscrever os portadores de diploma de graduação nos cursos de Química, Biotecnologia ou áreas afins, como Física, Farmácia, Biologia, Bioquímica, Ciências Agrárias/Agronomia, Engenharia Química, Geologia e Ciências da Natureza. Já para o doutorado, podem se inscrever aqueles que possuem titulação de mestre. Concluintes de graduação para o mestrado ou do mestrado para o doutorado também podem participar, desde que comprovem a conclusão do curso antes da matrícula.

A seleção dos candidatos para as vagas de mestrado e doutorado seguirá critérios estabelecidos pela Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni). Dentre as vagas oferecidas para cada curso, haverá reserva para negros, indígenas, Pessoas com Deficiência, pessoas trans (Transgêneros, transexuais e travestis), refugiados e assentados, em atendimento à política de ação afirmativa na pós-graduação. Além disso, três vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Os candidatos interessados devem ficar atentos à documentação necessária para a inscrição, que deve ser inserida eletronicamente no formato PDF durante o processo. A falta de documentos ou ilegibilidade das cópias digitais pode resultar no indeferimento da inscrição, sendo vedada a inclusão de qualquer documento após o prazo estabelecido.

O resultado final dos processos seletivos para os cursos de mestrado e doutorado está previsto para ser divulgado até o dia 8 de março, com a matrícula institucional dos aprovados a partir do dia 11 do mesmo mês. O semestre letivo está programado para iniciar em 18 de março.

Os interessados em obter mais informações sobre os cursos, bem como os critérios de seleção e documentação necessária, podem consultar os editais disponíveis no site da Ufal. Outra opção é entrar em contato com a secretaria do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (82) 3214-1144.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo