A distribuição das vagas prevê oito para ampla concorrência e 12 para o sistema de cotas, conforme a Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni). Dentre as cotas, cinco são destinadas a ações afirmativas, contemplando indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis), refugiados ou assentados, servidores da Ufal, além de candidatos negros ou pardos, conforme a Resolução nº 37/2022.
Podem participar da seleção para o mestrado os portadores de diploma de nível superior em Física ou áreas afins. Já para o doutorado, a seleção é destinada a graduados com mestrado em Física ou áreas afins. Todos os candidatos devem apresentar diploma ou certificados emitidos por Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
A documentação necessária para a inscrição deve ser inserida eletronicamente no formato PDF durante o processo seletivo. Os candidatos devem atentar para a digitalização correta dos documentos, já que qualquer rasura ou ilegibilidade pode resultar no indeferimento da inscrição. Não será aceita documentação impressa.
A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão de professores do Programa de Pós-graduação em Física (PPGF). A nota mínima para aprovação é 5,5, sendo 4,4 para candidatos cotistas, de acordo com a Resolução nº 82/2022 do Consuni. O resultado final da seleção está previsto para o dia 31 de maio, com início das matrículas em 3 de junho.
Para mais informações, os interessados podem contatar a secretaria do Programa de Pós-graduação em Física pelo e-mail pg.secretaria@fis.ufal.br ou pelo telefone (82) 3214-1423. O edital completo da seleção extra pode ser consultado online.