UFAL – Incêndio atinge Laboratório de Bioquímica da Ufal: providências são tomadas para recuperação após danos materiais.



A gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está mobilizando esforços para a recuperação do Laboratório de Bioquímica do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), que sofreu danos em um incêndio de pequenas proporções no dia 7 de fevereiro. Felizmente, não houve vítimas, apenas danos materiais no laboratório.

O incêndio foi prontamente controlado com o auxílio de um caminhão-pipa da Usina Santa Clotilde, que conseguiu extinguir as chamas. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros realizou uma inspeção no local e constatou que o fogo atingiu prateleiras, equipamentos eletrônicos e o teto de PVC do laboratório.

A vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, compareceu ao local para avaliar a situação e oferecer apoio às equipes envolvidas no processo de recuperação. O diretor do Ceca, professor Gaus Silvestre, destacou que após uma análise preliminar, foram identificadas as necessidades imediatas para a restauração do laboratório.

Entre as ações prioritárias estão a pintura geral do laboratório para sanar os danos causados pela fuligem do incêndio, a substituição parcial do forro de PVC e reparos na rede elétrica, que foi uma das áreas mais afetadas pelo incidente. Além disso, um levantamento dos equipamentos danificados já foi encaminhado à reitoria para que sejam tomadas as providências necessárias.

O diretor do Ceca ressaltou que a universidade irá buscar recursos para reparar os equipamentos danificados ou adquirir novos, caso estes não possam ser consertados. A reconstrução do Laboratório de Bioquímica é uma prioridade para a instituição, que visa restabelecer as condições ideais para a realização de pesquisas e estudos na área.

Portanto, medidas estão sendo tomadas para garantir a plena recuperação do laboratório e a continuidade das atividades acadêmicas e de pesquisa no Centro de Ciências Agrárias da Ufal. O compromisso da universidade é restabelecer o pleno funcionamento do laboratório o mais rápido possível, garantindo um ambiente seguro e adequado para os estudantes e pesquisadores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo