UFAL – Histórias de sucesso: os resultados de seis estudantes que foram “número 1” em universidades renomadas no Brasil.



Há exatos dez anos, seis estudantes – Mariana, João Paulo, Dowglas, Gláucia, Alicia e Gustavo – comemoravam suas aprovações em 1º lugar em diferentes universidades renomadas no Brasil. Essa conquista, no entanto, não foi um passe livre para o sucesso em suas carreiras profissionais. Cada um seguiu seu caminho acadêmico, enfrentando desafios, mudanças de curso e até mesmo de cidade, em busca de seus sonhos e realizações.

Hoje, podemos ver o fruto do trabalho desses ex-alunos destacados em diversas áreas – Medicina, Biologia, Jornalismo e Engenharia Química. Um exemplo disso é Gustavo Volney, natural de Alagoas, que se encantou pela Engenharia Química após uma palestra e, mesmo com as adversidades da pandemia de covid-19, conseguiu um emprego na Petrobrás, uma das maiores empresas do país.

Já a bióloga Gláucia Coutinho, que inicialmente havia sido aprovada em 1º lugar em Enfermagem, mudou de curso após a perda do pai e hoje se orgulha de poder sustentar sua mãe, graças ao seu trabalho na área da Biologia. Enquanto isso, o jornalista João Paulo, após um infarto, decidiu se reinventar e se tornou médico, atuando na área da cardiologia na Bahia.

Mariana Drummond, uma mineira apaixonada por balé, abriu mão de suas paixões para se dedicar aos estudos, o que a levou a alcançar a nota mais alta no Sisu em 2013. Atualmente, ela utiliza o TikTok para compartilhar informações médicas com o público. Dowglas Oliveira, por sua vez, alcançou a fama ao passar em 1º lugar em uma universidade particular e, posteriormente, em Medicina na UFT, escolhendo permanecer em sua cidade natal por gratidão.

Por fim, Alicia Porto, que conquistou o 1º lugar em Jornalismo na PUC-RS em 2015, viu essa conquista como o início de sua jornada profissional. Hoje, ela é assessora parlamentar em Brasília e almeja cursar um doutorado. São trajetórias distintas, marcadas por desafios e superações, mas que refletem a determinação e o esforço desses ex-estudantes em busca de seus objetivos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo