UFAL – Grupo Tema/Ufal apresenta pesquisas e práticas inovadoras em Matemática no 14º Enccult em Arapiraca, promovendo educação e desenvolvimento social.

Durante o 14º Encontro Científico e Cultural de Alagoas (14º Enccult), o Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Tema/Ufal) apresentou suas pesquisas e experiências em práticas de ensino em Matemática. O evento, que aconteceu em Arapiraca de 24 a 27 de setembro, teve como tema “Educação, prospecção científica e desenvolvimento social”.

Os mais de 12 trabalhos aprovados abordaram metodologias, formação de professores e práticas de ensino em Matemática, sob a orientação do professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves de Oliveira, e outros membros do Tema. Essas pesquisas e experiências visam contribuir para o aprimoramento do ensino de Matemática, promovendo discussões científicas no âmbito interdisciplinar.

O Enccult reúne atividades em diversas áreas, distribuídas em 12 Grupos de Trabalhos (GT), com conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Há 14 anos, o evento tem sido um importante espaço para fomentar debates científicos e reunir pesquisadores de diferentes instituições em níveis local, regional, nacional e internacional, conforme destaca o professor Carloney Alves.

Em sua 14ª edição, o Enccult continua a abranger discussões científicas essenciais em diversos níveis. Este ano, o evento contou com a participação de pesquisadores de instituições diversas, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e científico. Além disso, a palestra de abertura, proferida pelo economista Márcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abordou o tema “Construindo o Futuro: Desafios e Estratégias para o Brasil no Capitalismo Atual”.

Os trabalhos da Ufal aprovados no GT07 sobre Representações Sociais, Ensino de Matemática e Ciências Exatas abordaram uma variedade de temas relevantes, desde a utilização do ábaco na formação do pedagogo até a produção de histórias em quadrinhos nas aulas de Matemática. Cada pesquisa demostrou um compromisso com a inovação e aprimoramento do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Em resumo, o 14º Enccult foi um marco importante para a disseminação e compartilhamento de conhecimento na área de Educação Matemática, evidenciando a relevância das pesquisas e práticas de ensino desenvolvidas pelo Grupo Tema/Ufal. A contribuição desses estudos para o avanço do ensino de Matemática é inegável, e a participação no evento foi um passo significativo nesse sentido.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo