UFAL – Grupo de mulheres indígenas encanta público com cantos tradicionais na abertura do Festival de Música de Penedo

O Festival de Música de Penedo começou com uma apresentação emocionante do grupo de mulheres indígenas Karapotó Plakiô e Kariri-Xocó. Islane Cariri-Xocó Plakiô, líder do grupo, destacou a importância do professor na cultura indígena, afirmando que “o nosso professor foi a nossa cultura”. As canções tradicionais do seu povo foram compartilhadas com o público, que se encantou com os ritmos e entoou as músicas junto com o grupo.

O grupo de mulheres indígenas é formado por Islane, suas duas primas e sua tia. Elas cantaram os ritmos Rojão e Toré, que são passados de geração em geração e fazem parte da ancestralidade do povo Karapotó Plakiô e Kariri-Xocó. A plateia se envolveu com a performance e acompanhou os compassos do coco de roda.

Islane explicou que os cantos apresentados fazem parte do cotidiano das aldeias indígenas e são nativos. O grupo ganhou visibilidade por meio de vídeos postados na internet e já participou de diversos festivais e projetos, como o Coco das Alagoas e na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Para ela, foi gratificante trazer um pouco da sua cultura para o Festival de Música de Penedo.

A apresentação do grupo indígena foi prestigiada por Carmem Nery, uma aposentada de 68 anos que estava de passagem por Penedo. Ela se emocionou ao ver as jovens dando continuidade à cultura indígena e elogiou as canções, afirmando que eram muito lindas. Carmem decidiu acompanhar o Festival até o final, encantada com o evento.

O Festival de Música de Penedo continua com uma programação intensa até o sábado. O cantor e compositor Geraldo Azevedo é uma das atrações desta quarta-feira, com show marcado para as 20h no Largo São Gonçalo. O evento, que celebra os 14 anos do Festival, conta com artistas nacionais e internacionais, concertos musicais, apresentações de dança, oficinas de instrumentos musicais e encontros acadêmicos.

O Festival de Música de Penedo é realizado pela Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Penedo e o governo de Alagoas. O evento conta com o apoio do deputado Paulão e o patrocínio do Sebrae e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Diversas instituições nacionais e internacionais também são parceiras do evento, incluindo universidades e marcas de instrumentos musicais.

Para mais informações sobre o Festival, é possível acompanhar as redes sociais do evento, como o perfil @festival_musica_Penedo e @cemupemusicologia. O Festival de Música de Penedo promete ser uma experiência única de celebração da música e da cultura.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo