O coordenador geral do projeto, Kleber José dos Santos, ressaltou que além do objetivo principal de preparar os estudantes para ingressarem no mercado de trabalho nas áreas de eventos e turismo, as aulas teóricas também visam desenvolver a cidadania e incentivar a continuidade dos estudos. As aulas práticas, por sua vez, trabalham habilidades específicas e proporcionam aos alunos a oportunidade de expandir sua rede de contatos e conhecer as estruturas e equipamentos turísticos da capital por meio de visitas técnicas.
Ao todo, 35 alunos concluíram o curso, que teve uma duração de dez meses e foi realizado em duas escolas selecionadas pela Seduc. As aulas aconteceram presencialmente pela manhã, na Escola Padre Cabral, no Fernão Velho, e na Escola Theonilo Gama, no Jacintinho.
A professora Oscarlina Peixoto compartilhou sua gratificante experiência com os alunos da EJA/ETA, destacando a diversidade de perfis e a importância de trabalhar questões relacionadas à inteligência emocional, além do conhecimento técnico. Novas turmas estão previstas para o início de 2025, com o Curso Técnico em Agenciamento de Turismo, e o projeto almeja atingir 300 estudantes matriculados na EJA em Maceió.
O projeto, intitulado “Formação Educacional de Jovens e Adultos integrada à educação profissional”, é fruto da parceria entre a Ufal, a Seduc/AL e conta com o apoio da Secadi e da Fundepes, com financiamento do FNDE. Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em eventos de diversas instituições e participaram ativamente da organização da própria cerimônia de formatura, como parte das atividades práticas do curso.