UFAL – Formação Continuada para Professores no Atendimento de Crianças com TEA: Novo E-book Propõe Capacitação Especializada e Inclusiva.

Na última semana, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançaram um e-book intitulado “Formação Continuada: Tecendo Saberes necessários ao Atendimento Educacional Especializado para Educandos de Crianças com Transtorno do Espectro Autista”. O objetivo desta obra é propor uma formação continuada para os profissionais da educação básica que lidam com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O livro, organizado por Simone Keimer, Jorge Cavalcante e Chrystiane Toscano, aborda conceitos essenciais, níveis de suporte para TEA, e apresenta procedimentos adaptativos para o trabalho em salas de recursos destinadas a pessoas atípicas. Em parceria com o Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV), a equipe responsável pelo e-book teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. Atualmente, o CApTV atende 92 crianças, sendo 12 delas portadoras de TEA, o que reforça a necessidade de um atendimento qualificado e adequado para o desenvolvimento desses educandos.

A diretora do Colégio de Aplicação, Aline Ferreira, destacou a importância da formação continuada para a equipe, ressaltando que o aperfeiçoamento profissional facilita a interação com as crianças especiais e oferece suporte tanto para as famílias quanto para a equipe pedagógica. A professora Chrystiane Toscano, do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), enfatizou a relevância do livro não apenas para os professores da educação básica, mas para toda a comunidade acadêmica interessada no tema.

A parceria com o CApTV, que se deu por meio do Programa Saberes e Fazeres vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica (Renafor), trouxe recursos e oportunidades de formação à equipe docente. Esse processo formativo à distância tem contribuído significativamente para as práticas pedagógicas desenvolvidas no colégio. O objetivo é aplicar técnicas inovadoras que melhorem a qualidade de vida dos educandos com TEA.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a forma como a pessoa percebe o mundo, manifestando-se em dificuldades de comunicação, interações sociais e comportamentos repetitivos. Portanto, é fundamental que os profissionais da educação básica estejam preparados para atender às necessidades específicas desses alunos, utilizando abordagens e recursos especializados para garantir sua inclusão e desenvolvimento adequado.

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