O festival, que une atrações culturais, atividades acadêmicas e pesquisa científica, conta com a parceria entre o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, em Lisboa, Portugal.
As atividades acadêmicas e atrações internacionais terão início no dia 18 de outubro, com o 4º Encontro Cemupe de Musicologia no Auditório Zeca Peixoto do Centro de Convenções. O evento contará com a participação de renomados especialistas, como Gerald Guillot, da Universidade de Bordeaux-França, e Alberto Pacheco, do Cesem de Portugal. A conferência de abertura será ministrada por Suzel Reily, da Unicamp-SP.
A programação dos concertos especiais também promete encantar o público. No dia 19, o Duo Rudá Porang, formado por Alberto Pacheco e Anderson Beltrão, de Portugal, apresentará o recital de canto e piano “Canções de amor e morte” no Teatro 7 de Setembro.
Além dos concertos, as atrações internacionais também ministrarão oficinas para alunos de escolas públicas de Penedo e região. Pedro Serrano, maestro de Castro Daire-Portugal, será responsável por uma oficina de Regência para Músicos de Banda. Jair Mendes, da França, e Ualex Barra, de Alagoas, comandarão a oficina de Percussão de Rua. Já David Cruz, de Portugal, será o instrutor da oficina de violoncelo. Alberto Pacheco, também de Portugal, ministrará a oficina de Técnica Vocal.
No último dia do festival, 21 de outubro, serão realizados dois eventos acadêmicos. Na Casa da Aposentadoria, terá início o 8º Fórum de Maestros, coordenado por João Paulo Lima da Cruz, com a participação do professor Emanuele Raganato, da Itália. No mesmo horário, no Teatro 7 de Setembro, acontecerá o 2º Fórum Afro-brasileiro Musical do Velho Chico, com a presença de pesquisadores moçambicanos.
O Festival de Música de Penedo é realizado pela Universidade Federal de Alagoas, pela Prefeitura de Penedo e pelo governo de Alagoas, com apoio de entidades e instituições de diferentes países, como França, Portugal e Moçambique. O evento conta com o patrocínio do Sebrae e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e tem como parceiros institucionais diversas universidades e marcas de instrumentos musicais.
Para mais informações sobre o festival, acesse o site oficial e acompanhe as redes sociais do evento. Não perca essa oportunidade de vivenciar a música de forma intensa e enriquecedora.







