Os quatro livros que serão lançados são: “Eu sou da lira, não posso negar: Trajetórias de vida, memórias e políticas culturais nas bandas civis centenárias de Campos dos Goytacazes (RJ)”, de autoria de Karina Barra Gomes; “Mulheres em Bandas de Música (de 1936 a 2013)”, escrito por Marcos Moreira; “Diversidades de experiências no PIBID UFAL (2022-2024)”, organizado por Marcos Moreira, Maria Danielle Araújo Mota e Amaro Xavier Braga Jr; e “Bandas de Música no Brasil – difusão e atuação em diferentes regiões”, organizado por Fernandinho Cruz, Juliana Soares, Luiz Ipolito e Aurélio Nogueira de Sousa.
O lançamento dos e-books está programado para acontecer na sexta-feira (25), às 14h, na Casa da Aposentadoria, em Penedo. O evento de lançamento fará parte do 7º Fórum de Educação Musical, que será coordenado pela professora Ziliane Teixeira, do curso de Música da Ufal. Além do lançamento dos livros, durante o Fórum haverá apresentação de artigos para publicação na revista eletrônica Musifal 2025, pelo Cemupe.
Marcos Moreira, coordenador-geral do Femupe, ressaltou a importância do Festival para a produção acadêmica e científica na área de musicologia. Ele destacou que o evento promove a união de diferentes ritmos, tribos e estilos, incentivando novos compositores e a formação de novos talentos musicais. Moreira também enfatizou o apoio do Sesc-AL, que está correalizando o Femupe este ano e viabilizando oficinas pedagógicas para os participantes.
O Femupe acontecerá de 24 a 26 deste mês e é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O evento conta com a parceria da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL e da Sociedade Montepio dos Artistas, que são correalizadores do evento. Patrocinadores como Sebrae-AL, Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), Aliança Francesa de Maceió, Barkley Brazil e Água Mineral Aldebaran também contribuem para a realização do festival.
Para mais informações sobre o Femupe, acesse o site oficial do evento e acompanhe as novidades nas redes sociais do Festival de Música de Penedo e do Centro de Musicologia de Penedo. Prepare-se para apreciar o melhor da música, da pesquisa e da cultura neste evento único que celebra a diversidade e a criatividade no cenário musical brasileiro.