Essa atualização acontece com o objetivo de se adaptar às novas tecnologias e à agilidade proporcionada pelo formato digital. Agora, os bolsistas de pós-graduação vinculados à Fapeal devem se familiarizar com as novas especificações, que estão disponíveis no site oficial da fundação.
Os arquivos digitais das dissertações e teses devem ser entregues sem bloqueio ou proteção para que a própria Fapeal possa fazer a análise dos materiais. Além disso, a entrega de relatórios também continua sendo obrigatória, seguindo as regras estabelecidas no termo de outorga de bolsas.
A decisão de adotar essa medida surgiu após discussões na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. A mudança foi normatizada pelo Setor de Arquivo da Fapeal, que alega não possuir espaço físico suficiente para continuar recebendo os exemplares impressos de forma indeterminada. No entanto, é importante ressaltar que os exemplares entregues até o momento estão devidamente armazenados de acordo com as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarc).
A Fapeal possui uma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, conhecida como BDTD Fapeal, que conta com um mecanismo de busca por palavras-chave. Porém, apenas os trabalhos autorizados pelos pesquisadores são disponibilizados ao público.
Para mais informações e detalhes sobre as novas regras, os interessados podem entrar em contato através do e-mail de atendimento da Fapeal: atendimento@fapeal.br.
Com essa atualização, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas está acompanhando as mudanças tecnológicas e buscando facilitar o processo de entrega e análise das dissertações de mestrado e teses de doutorado financiadas por meio de suas bolsas. A adoção do formato digital agiliza o acesso aos trabalhos e contribui para a divulgação das pesquisas realizadas pelos bolsistas da Fapeal.







