Benedito Pontes deixou sua marca no Departamento de Matemática do antigo Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da Ufal, sendo lembrado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) como um profissional exemplar. Ele chegou a integrar a diretoria da Adufal nos anos de 1993 a 1995, atuando como tesoureiro, e também participou do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática.
Além de sua contribuição para as ciências exatas, Benedito Pontes foi uma referência no ensino da música em Alagoas. Ele foi um dos fundadores do Ero Dictus e do Festival de Música Erudita (Falame), deixando um legado importante no cenário musical do estado.
A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) também se manifestou, expressando seu pesar pelo falecimento de Benedito Pontes e ressaltando a sua importância para a cultura alagoana.
A partida de Benedito de Vasconcelos Pontes deixa uma lacuna na comunidade acadêmica e cultural de Alagoas. Sua trajetória profissional e sua dedicação ao ensino e à música serão lembradas e celebradas por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver e aprender com ele. Que descanse em paz.