UFAL – Estudantes do Ensino Médio visitam Neabi da Ufal em aula de campo experimental promovida pelo projeto Afrocientista da ABPN.

Na última terça-feira, dia 1°, onze estudantes do ensino médio da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos tiveram a oportunidade de participar de uma aula de campo experimental na sede do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A visita, que ocorreu no prédio do Centro de Interesse Comunitário (CIC), fez parte do projeto Afrocientista, uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Sob a coordenação dos professores Danilo Marques e Fabson Calixto, os alunos foram recebidos pelo professor e coordenador do Neabi, Danilo Marques, para uma aula de história que abordou o surgimento do movimento negro em Alagoas e a fundação do Núcleo na universidade. Além disso, houve um momento de trocas de conhecimentos com a vice-coordenadora Rosa Correia e os bolsistas JT Santos, Pedro Vinícius e Ewelyn Marília. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de receber o livro “O Quilombo do Palmares”, do historiador Zezito de Araújo, como brinde de boas-vindas.

O projeto Afrocientista tem como principal objetivo trabalhar com a educação antirracista, destacando a importância do tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Danilo Marques ressalta que nos próximos meses os alunos irão se aprofundar na temática da luta antirracista e da história do Quilombo dos Palmares, visando prepará-los para ingressar no ensino superior público.

Pela primeira vez, Alagoas participa do Afrocientista, o que representa um marco para o estado. O professor Fabson Calixto, que leciona em uma escola da região e integra a coordenação do projeto, destaca a importância de abordar a história do negro no Brasil e dos movimentos sociais dentro do contexto escolar. Ele enfatiza a satisfação em proporcionar essa oportunidade aos estudantes, permitindo que conheçam seus direitos e ocupem espaços historicamente negados.

O Afrocientista é uma iniciativa que visa promover uma educação antirracista e incentivar a pesquisa científica entre jovens negros da rede pública, colaborando para que esses alunos conheçam sua história e potencialidades e ocupem espaços que lhes são de direito. A participação dos estudantes da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos nesse projeto representa um passo importante rumo à formação de uma sociedade mais igualitária e justa.

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