Sob a coordenação da professora Kamilla Mesquita, os estudantes se empenharam em pesquisas autorais que envolvem tanto o embasamento teórico quanto elementos artísticos, demonstrando a importância da conexão entre ensino, pesquisa e extensão. A aprovação dos trabalhos para um evento tão relevante no campo da dança representa um reconhecimento significativo do esforço e dedicação dos pesquisadores em formação.
O projeto Mostra Alagô 5 tem como objetivo a criação de um espetáculo intitulado Mina 18, que aborda questões políticas e ambientais relacionadas à exploração de sal-gema. Durante o desenvolvimento dessa produção artística, os estudantes realizaram pesquisas inovadoras que resultaram nos artigos selecionados para o congresso da Anda, que este ano será sediado na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Com a participação de 4 bolsistas e 4 voluntários, os trabalhos selecionados englobam uma variedade de temas, como a influência do ambiente natural na criação em dança, as memórias e sofrimentos como fontes de inspiração artística, e a importância das práticas de dança dissidentes em determinadas comunidades.
A professora Kamilla ressaltou a importância dessas pesquisas se destacarem além dos limites da universidade, alcançando outros públicos e instâncias acadêmicas. A disseminação desses conhecimentos e a possibilidade de ocupar espaços de difusão artística e educacional são reflexos do compromisso dos estudantes e da qualidade de seus trabalhos.
O reconhecimento dos trabalhos dos estudantes da Ufal no cenário nacional da pesquisa em dança evidencia a relevância e o potencial criativo dos jovens pesquisadores, bem como a excelência do ensino e da formação acadêmica promovida pela instituição. Que esses bons resultados inspirem outros estudantes e fortaleçam ainda mais a cena da dança acadêmica no Brasil.