Disponível gratuitamente para consulta, o e-book apresenta um estudo de 19 plantas medicinais frequentemente citadas pelos informantes dos estudantes, as quais possuem monografias na Anvisa. Dentre essas plantas estão a alcachofra, o boldo-do-chile, a camomila, o eucalipto, entre outras.
Este projeto educacional visa preparar os futuros farmacêuticos para conduzir ações de educação em saúde, convertendo a linguagem técnica dos documentos da Anvisa em uma linguagem mais acessível ao público em geral. A professora Sâmia destaca que a escolha pelo formato digital do e-book permite a inclusão de imagens das plantas, tornando mais fácil a identificação das mesmas, e ampliando o alcance das informações para além dos informantes dos estudantes.
Além disso, o e-book fornece informações sobre a indicação de uso das plantas medicinais, instruções sobre o preparo correto, dosagem, possíveis efeitos colaterais e contraindicações. A intenção é desmitificar a ideia de que “por ser natural, não faz mal”, revelando que o uso irresponsável de plantas medicinais pode acarretar em problemas de saúde.
A iniciativa de produzir este material faz parte da disciplina de Fitoterapia, coordenada pela professora Sâmia, que também é responsável pelo Grupo de Estudos em Plantas Medicinais (Geplam) e pelo Laboratório de Farmacognosia do ICF. Com quase 20 anos de experiência na Ufal, a docente enfatiza a importância de envolver os estudantes em atividades práticas e avaliações formativas para estimular o interesse pelo tema.
A produção do e-book contou com a participação e apoio de diversos estudantes, os quais se dedicaram à pesquisa, organização e elaboração do material. Este projeto exemplifica a união entre conhecimento científico e conhecimento popular, valorizando as práticas tradicionais de cuidado com a saúde através do uso de plantas medicinais.







