UFAL – Estudante de Ciências Biológicas da Ufal é selecionada para estágio na USP em programa da Academia Brasileira de Ciências.

Os alunos de graduação da maior instituição pública de ensino superior de Alagoas estão cada vez mais buscando oportunidades para enriquecer suas experiências acadêmicas em instituições renomadas dos grandes centros do país. É o caso da estudante Letícia Silva, do curso de Ciências Biológicas da Ufal, que foi selecionada para participar de um programa de estágio promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), onde terá a oportunidade de passar 45 dias imersa em atividades científicas.

O Programa de Estímulo a Vocações Científicas Aristides Pacheco Leão, que terá início no dia 6 de janeiro de 2025, representa uma importante chance para Letícia explorar novos horizontes e ampliar seus conhecimentos, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. A estudante, que faz parte do Programa de Iniciação Científica da Ufal, destacou a importância de seu trabalho no Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif/ICBS), sob a orientação dos professores Marcelo Duzzioni e Mariana Amorós, que a incentivaram a buscar oportunidades externas para seu crescimento profissional.

Com determinação e conhecimento adquirido ao longo de sua formação acadêmica, Letícia foi aprovada para desenvolver um projeto no Laboratório de Imunobiologia de Transplantes (LIT) da Universidade de São Paulo (USP). O projeto, intitulado “O fator induzido por hipóxia 1 alfa (HIF-1α) e as alterações metabólicas e inflamatórias em macrófagos cultivados em ambiente hipóxico”, promete proporcionar à estudante novas técnicas e aprendizados que contribuirão significativamente para seu desenvolvimento profissional.

Para Letícia, esta conquista representa não apenas uma oportunidade individual, mas também uma vitória para a Universidade, que reconhece o potencial de seus alunos e incentiva sua participação em programas de excelência. Com expectativas elevadas para o início de 2025, a estudante se prepara para vivenciar uma experiência enriquecedora e desafiadora, que certamente contribuirá para sua formação e crescimento como profissional da área científica.

Sair da versão mobile