Estudantes e professores que foram contemplados com mentoria personalizada terão a chance de iniciar o trabalho após a solenidade de abertura, que contará com a presença de diversas autoridades, incluindo a pró-reitora de graduação Eliane Barbosa e o supervisor de Inovação e Empreendedorismo do Senai Hub, Marcos Guimarães.
O evento contará com uma palestra do professor Kinsey Santos Pinto, da Ufal, e a apresentação da equipe de mentores especializados, que irão detalhar o cronograma das atividades. Durante a tarde, as equipes terão a oportunidade de destacar seus projetos e participar de discussões sobre temas relevantes, como protagonismo estudantil, equidade de gênero nas ciências e conhecimento científico de forma prática.
As equipes passarão por um ciclo de mentorias individualizadas, com duração de três meses, onde trabalharão no aprimoramento dos projetos e no desenvolvimento de textos científicos que farão parte da Coleção Sinpete 2025 – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável. A coordenação do Laboratório de Mentoria fica por conta da professora Hilda Helena Sovierzoski e faz parte do Sinpete, coordenado por Vera Lúcia Pontes dos Santos.
Além disso, as equipes também terão a oportunidade de participar de mais dois encontros coletivos, com oficinas e visitas a laboratórios e grupos de pesquisa da Ufal. O lançamento da coleção acontecerá durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas, e o Laboratório de Mentoria conta com a coordenação local da professora Jadriane de Almeida Xavier. Será um momento de muito aprendizado e troca de experiências para esses estudantes e professores premiados, que buscam inovar e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.