UFAL – “Edufal lança livro reflexivo relacionado ao tema da Bienal Internacional do Livro.”

Retornando fortemente após a pausa forçada pela pandemia, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a mais magnífica exibição de cultura e literatura do estado, está promovendo uma discussão especializada sobre práticas que se alinham com o conceito de bem comum. A temática central da sua décima edição está elegantemente encapsulada no título de uma obra lançada no sábado (12), no Espaço Café Literário, sustentado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

O livro, intitulado “Defender a vida, proteger o planeta e humanizar a Sociedade”, foi organizado pelo professor Ivamilson Barbalho, o diretor da Edufal e apresenta discursos de peritos conectados a diversas universidades brasileiras. Durante a discussão, o professor Barbalho enfatizou que “existe uma necessidade genuína de sermos diligentes na proteção do nosso planeta. No entanto, essa defesa implica uma transformação na nossa mentalidade atual, na forma como conduzimos o consumo, e na rota que estamos tomando na sociedade industrial focada na descartabilidade.”

Avançando além da esfera do ambientalismo, a obra aborda as complexidades das relações interpessoais. De acordo com o professor, “é essencial nos humanizarmos e melhorarmos a convivência com os outros, independentemente das diferenças em cor de pele, preferências religiosas ou orientação sexual. A raça humana é diversa mas unida”.

A importância da ciência também figura proeminentemente na obra. O livro é um lembrete de que “não devemos nos esquecer da memória trágica da pandemia. Não é apenas uma questão de punir os culpados, temos que evitar repetir os mesmos erros. A ciência tem papel fundamental em nossas vidas – uma ciência consciente, com compromisso para com todas as pessoas”.

O tema da aporofobia, um horror aos pobres também é ressaltado. “Não podemos continuar a tolerar uma cultura que rejeita os menos afortunados, que desdenha de pessoas. Todos têm direito a viver com respeito, com dignidade”, insiste o professor, organizador da obra

No evento de lançamento, Barbalho juntamente com outros dois autores prestaram uma homenagem ao professor emérito da Ufal, Sávio de Almeida, que infelizmente faleceu em fevereiro deste ano.

Ainda no evento de sábado (12), outras quatro obras notáveis foram lançadas no Espaço Café Literário. Essas e todas as outras publicações da Edufal podem ser adquiridas no estande oficial na Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento, que vai até 20 de agosto, é organizado pela Ufal em parceria com o governo do estado. Os leitores também podem acessar esses e outras publicações da editora pelo site www.edufal.com.br.

Sair da versão mobile