UFAL – Edital abre para o credenciamento de docentes na pós-graduação de Recursos Hídricos.

Redação
10/08/2023 17h35 – Última atualização às 17h36

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) continua com inscrições abertas até o dia 24 de agosto para o processo de credenciamento e recredenciamento de docentes para o Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS). Podem se candidatar professores com doutorado nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo ou em áreas correlatas de interesse do programa.

Para ser considerado qualificado para a seleção, é necessário que o candidato tenha um vínculo empregatício em regime de dedicação exclusiva com a Ufal. Isso pode ser um vínculo funcional direto com a universidade ou se enquadrar em uma das seguintes condições especiais: ser bolsista de programa federal ou estadual para fixação de docente ou pesquisador; ser docente ou pesquisador aposentado mantendo vínculo formal com a Ufal; ser formalmente cedido para atuar no programa; ou ter vínculo funcional com outra instituição de ensino ou pesquisa, desde que apresente comprovação de liberação das atividades correspondentes a tal vínculo para atuação no Programa.

O edital informa que apenas professores que não estão atualmente no corpo docente do PPGRHS podem se candidatar ao processo de credenciamento. Todos os docentes que já fazem parte do Programa e desejam permanecer, devem se inscrever para recredenciamento.

Inscrições

Os candidatos interessados devem enviar toda a documentação solicitada no edital, em um único arquivo PDF, para o endereço de email do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (ppgrhs@ctec.ufal.br). Serão selecionados até quatro novos docentes para o programa.

Aqueles docentes que coordenaram o PPGRHS no último quadriênio ou que sejam bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq serão automaticamente recreditados. Os demais critérios de autocredenciamento podem ser consultados no edital.

Para participar do credenciamento, o docente deve, além de outros requisitos, ter efetuado duas produções técnico-científicas; ter participado de banca de defesa de doutorado, mestrado em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes ou Trabalho de Conclusão de Curso de graduação; ou ter coordenado, pelo menos, um projeto de pesquisa no período entre 2019 e 2023.

Os resultados deste processo serão divulgados no dia 24 de novembro no site do programa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo