As aulas do ProfQui são ministradas de forma semipresencial, proporcionando flexibilidade para os participantes, com encontros presenciais aos sábados. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estão disponíveis 11 vagas para o Mestrado, com aulas nas tardes de quinta e sexta-feira, além de encontros noturnos. Os interessados em se candidatar devem preencher um formulário eletrônico disponível no site do programa.
Para participar do exame de seleção, é necessário possuir diploma de graduação em Química (licenciatura ou bacharelado) ou em áreas relacionadas, e estar atuando como professor de Química na rede pública de ensino. Os candidatos que trabalham em escolas privadas também podem concorrer às vagas remanescentes.
O processo seletivo consiste em duas etapas: a primeira envolve a realização de uma prova de múltipla escolha, marcada para o dia 20 de outubro, e a segunda é a elaboração e envio de uma carta de intenção. Os aprovados na primeira fase terão entre os dias 19 e 29 de novembro para enviar suas cartas de intenção para as Instituições Associadas do ProfQui.
O resultado final será divulgado em 9 de dezembro, e os candidatos aprovados terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em Química por meio deste programa nacional coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Ufal faz parte da Rede Nacional do ProfQui e é responsável pela gestão local do Mestrado.
O ProfQui é reconhecido pela Capes do Ministério da Educação e tem como objetivo oferecer formação avançada em Química para professores do Ensino Básico, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina. É uma oportunidade única para aqueles que desejam se aperfeiçoar e se destacar na área da Química. Para mais informações, confira o edital no site oficial do programa.