UFAL – Edição 2024 do Programa Pins reúne novos servidores para integração e conhecimento da Universidade Federal de Alagoas.

Na última segunda-feira, dia 23 de setembro, foi realizada a edição 2024 do Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento aconteceu no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) e contou com a presença de aproximadamente 60 servidores técnicos e docentes que foram recentemente empossados.

Sob a coordenação da Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a abertura do evento foi conduzida pelo reitor Josealdo Tonholo, que expressou sua satisfação em receber os novos colaboradores. Em seu discurso, Tonholo destacou os desafios de administrar em um cenário de restrições orçamentárias, ressaltando a importância do recurso humano na instituição. Ele enfatizou que o maior patrimônio da Ufal são as pessoas, seus talentos e a vontade de superar obstáculos mesmo diante de recursos escassos.

A presença da professora Cícera Albuquerque, decana da Ufal, também foi marcante. Ela mencionou a importância de acolher e orientar os novos servidores mantendo a conformidade com as leis e regulamentos do serviço público e da universidade federal. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira, ressaltou a relevância do Pins em apresentar a estrutura e as dinâmicas de trabalho da instituição para facilitar a integração dos novos colaboradores.

Durante o evento, representantes das pró-reitorias e dos diferentes campi da Ufal compartilharam suas funções, atividades desenvolvidas e metas para os próximos anos. Setores como o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Ouvidoria, Corregedoria, Adufal, Sinfra, Assessoria de Comunicação, Siass e DAP fizeram apresentações explicando seus papéis e como os novos servidores podem acionar seus serviços quando necessário.

Além disso, os recém-empossados tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e dialogar com os representantes dos setores sobre diversos assuntos, como afastamentos para pós-doutorado, acessibilidade nos campi, transporte, sanções disciplinares e remoção por motivos de saúde. A interação entre os novos servidores e os gestores evidenciou a importância do evento e a satisfação de fazer parte do serviço público.

Em um depoimento, Eduardo Patrício da Silva, empossado em dezembro de 2022, destacou a relevância do evento para compreender melhor o funcionamento da universidade e quais setores procurar em casos específicos. Outros servidores, como Daniel Cordeiro e Felipe Paes, compartilharam suas experiências e aconselharam os novos colegas a se engajarem em atividades de gestão para ampliar suas habilidades profissionais e pessoais.

Essa edição do Pins foi não apenas informativa, mas também inspiradora para os novos servidores da Ufal, que puderam sentir o acolhimento e a importância de seu papel na instituição. A integração e a troca de experiências durante o evento certamente contribuíram para fortalecer o espírito de equipe e engajamento dos colaboradores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo