O desenvolvimento do Ensino de Ciências e Matemática na Ufal teve início em 2010 com a criação do mestrado em Ensino de Ciências e segue seu curso com a implantação do doutorado em 2021. O crescimento e consolidação desses programas refletem o compromisso da instituição com a pesquisa e formação de profissionais qualificados para atuar no campo do ensino.
A tese de Antônio Reynaldo investiga a presença e particularidades do conhecimento biológico no contexto educacional, especialmente no ensino de Ciências da Natureza ministrado por professores multidisciplinares. O estudo contribui para a compreensão do Ensino por Investigação e sua aplicação no ensino de Ciências para crianças, sendo parte de um projeto aprovado pelo CNPq.
A Rede Renoen, coordenada pelo professor Ivanderson Pereira na Ufal, tem como objetivo promover a atuação conjunta de diversas universidades do Nordeste no desenvolvimento do doutorado em Ensino. Com nove universidades associadas e presença em vários estados da região, a rede oferece oportunidades de formação aprofundada para profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos no campo do Ensino de Ciências e Matemática.
O professor Elton Fireman, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGCIM) no Cedu, destaca a abertura do programa a profissionais de diversas áreas, desde que possuam mestrado e estejam alinhados com as linhas de pesquisa propostas. Atualmente, a Rede Renoen conta com 40 doutorandos e está em processo seletivo para a turma de 2025, com oferta de 128 vagas, incluindo dez no polo Ufal.
Com uma vasta experiência acadêmica e orientação de dezenas de trabalhos de mestrado e doutorado, Elton Fireman é uma figura de destaque no cenário da pesquisa educacional na Ufal, contribuindo para o avanço do conhecimento e formação de profissionais qualificados no campo do Ensino de Ciências e Matemática.