A ação, fruto de uma parceria entre a Capitania dos Portos de Alagoas, por meio da Agência Fluvial Penedo, e a Federação de Pesca de Alagoas (Fepeal), foi planejada para atender as demandas da sociedade, em especial a classe dos pescadores artesanais. O curso teve como foco o desenvolvimento, atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e práticos, apresentando uma grade diversificada com temas como Segurança nas Embarcações e no Mar, Condução e Operação de Embarcação de Pesca, Atividade Pesqueira, Sistema de Propulsão, Técnicas de Sobrevivência Pessoal, Manuseio e Conservação do Pescado e Conhecimentos de Primeiros Socorros.
O professor Rômulo Pires, docente do curso de Engenharia de Pesca, enfatizou a importância da formação de pescadores conscientes sobre pesca sustentável e práticas ambientalmente responsáveis. Segundo ele, a atividade pesqueira é uma potência em expansão que contribui para o desenvolvimento socioeconômico, gerando empregos, renda e alimentos. No entanto, Pires ressaltou a importância de realizar essa atividade de forma consciente para preservar o meio ambiente e promover a exploração sustentável dos recursos naturais.
O curso foi um sucesso e reforçou o compromisso da Unidade Penedo da Ufal em formar profissionais capacitados e conscientes sobre a importância da pesca sustentável e da preservação ambiental. Com a participação ativa de docentes e estudantes, a iniciativa certamente contribuirá para a promoção de um meio ambiente mais saudável e para o desenvolvimento da atividade pesqueira de forma responsável.