Durante o encontro, ficou acordado que a polícia poderá atuar de forma conjunta com a universidade, com ênfase na prevenção de incidentes. O professor Anderson Menezes, representante da Ufal no Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e membro da comissão do Conselho Universitário (Consuni), ressaltou a importância de um diálogo aberto e colaborativo entre as instituições para garantir a segurança no campus.
O secretário Saraiva se colocou à disposição da comunidade universitária e garantiu que as forças policiais estarão presentes no entorno do campus para atender situações emergenciais, caso seja decidido pelo Consuni. Uma das propostas discutidas foi a adoção do modelo de bases comunitárias, com a criação de um Conselho de Integração Comunitária (CIC) na Ufal.
Para esclarecer o funcionamento desse modelo, ficou acordado que a próxima reunião trimestral do CIC será realizada na Ufal no dia 11 de março. O presidente da comissão do Consuni, João Paulo Fonseca, destacou que o relatório com os encaminhamentos da reunião com a SSP será apresentado ao Conselho Universitário na mesma data, pela manhã, durante uma reunião ordinária.
Além disso, a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) irá promover uma audiência pública sobre segurança no campus no próximo dia 20, no auditório Professora Vera Rocha, localizado no antigo prédio de Ciências da Saúde. A iniciativa visa ampliar o debate sobre a segurança na universidade e envolver toda a comunidade acadêmica na busca por soluções efetivas.