Sob a organização do professor Marcus Matias, o colóquio deste ano terá como foco a obra “Os Despossuídos”, da aclamada escritora Ursula K. Le Guin, em comemoração aos 50 anos de sua publicação. A proposta é promover reflexões sobre o papel desempenhado pela obra no contexto da literatura de utopia/distopia e ficção científica, temas que levantam importantes questões sobre liberdade, desigualdade, individualidade versus coletividade, além de abordar questões ecológicas e políticas.
A programação do evento inclui palestras, mesas-redondas, painéis de pesquisas em andamento e a já tradicional edição de DiMinutos. Desta forma, busca-se criar um espaço propício para especulações e debates acerca dos temas abordados pela autora, bem como para apresentar estudos realizados pelos próprios integrantes do grupo Literatura & Utopia, relacionados não só à obra de Le Guin, mas também às artes e literaturas de modo mais amplo.
Em um momento marcado pela chamada crise do Antropoceno, no qual somos instigados a repensar nossas formas de existir, saber e agir, o evento também se propõe a explorar as produções contemporâneas que abordam utopias e distopias, oferecendo um olhar crítico e reflexivo sobre alternativas de existência e resistência.
Com essa iniciativa, o grupo presta uma homenagem aos povos e seres despossuídos, bem como exalta o poder transformador das utopias e distopias que nos impulsionam a sonhar e acreditar em um futuro mais justo e igualitário. A partir dessas reflexões, busca-se inspirar mudanças e ações para enfrentar as adversidades que permeiam as sociedades atuais.