O primeiro volume da coletânea aborda a história política, as resistências, perseguições, apoios e metamorfoses que marcaram o período do golpe de 1964 até a transição autoritária que culminou com a promulgação da nova Constituição Federal em 1988. Já o segundo volume destaca as questões culturais, narrativas e trajetórias de personagens envolvidos tanto na luta contra a ditadura quanto na busca por acomodação durante esse conturbado período da história brasileira.
Segundo o professor Anderson da Silva Almeida, a realização desta coletânea foi fruto de um intenso trabalho coletivo que envolveu desde o convite aos autores até a revisão dos textos e a normalização das referências bibliográficas. A historiadora Michelle Reis de Macedo, da Ufal, destaca que a coletânea representa um importante passo na profissionalização da pesquisa histórica em Alagoas, contribuindo para a divulgação científica do estado em âmbito nacional e até internacional.
O renomado historiador Rodrigo Patto Sá Motta, da Universidade Federal de Minas Gerais, elogiou a diversidade temática presente nos estudos reunidos na coletânea. Ele ressaltou a importância de incluir diferentes perspectivas teóricas e afirmou que o livro é essencial para a compreensão do período histórico analisado.
A coletânea também foi elogiada pela professora Samantha Viz Quadrat, da Universidade Federal Fluminense, que destacou a relevância das pesquisas locais para a compreensão da história nacional. O professor Antonio Torres Montenegro, da Universidade Federal de Pernambuco, ressaltou a importância dos relatos históricos presentes nos volumes da coletânea e elogiou a crítica à visão historiográfica dominante.
O professor Anderson Almeida enfatizou que a coletânea não se limita a uma obra acadêmica, mas representa um compromisso político em meio aos retrocessos democráticos vivenciados no país. Os dois volumes da coletânea estão disponíveis gratuitamente no site da Edufal em formato de e-books, refletindo o compromisso dos organizadores em fazer circular o conhecimento de forma acessível para além das instituições acadêmicas.
Em breve, será divulgado o lançamento de uma edição limitada dos volumes no formato impresso, possibilitando um maior alcance e impacto das reflexões contidas na coletânea “Pacto de Silêncio: o golpe de 1964, a ditadura e transição em Alagoas”.