UFAL – Colégio de Aplicação Telma Vitória participa de evento sobre pesquisa e inovação na educação básica na Ufal, em Maceió.



Na última semana, o Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV) marcou presença na Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Durante os sete dias de evento, o colégio destacou-se ao oferecer momentos de conhecimento sustentável, por meio da exposição de trabalhos realizados no dia a dia, reforçando seu compromisso em ensinar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente e a importância da preservação dos biomas brasileiros.

Os profissionais da educação do CApTV sempre priorizaram a apresentação de propostas pedagógicas que contribuam positivamente para a educação infantil, especialmente no que se refere à educação ambiental e aos cuidados com a natureza. Na Sinpete, o principal enfoque da exposição foi mostrar, por meio da arte sustentável, um pouco das temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, com destaque para Saúde e bem-estar, Educação de Qualidade, Água potável e Saneamento, Redução das Desigualdades e Vida Terrestre. Essas questões são frequentemente trabalhadas com as crianças durante as atividades cotidianas do colégio.

A participação no evento proporcionou aos profissionais da educação, estudantes e público em geral envolvido no projeto, diversas oportunidades de crescimento profissional e ampliação de ideias que são trabalhadas diariamente no ensino básico. A ciência, ao aguçar a busca por soluções e incentivar a implementação de inovação, fortalece a interação entre escolas e instituições de ensino superior, abrindo caminho para um país mais sustentável e inclusivo.

A professora do Colégio de Aplicação Telma Vitória, Isabel Freitas, destacou a satisfação de participar de um evento como a Sinpete, ressaltando o entusiasmo e dedicação de escolas, professores e estudantes em promover a ciência desde a educação infantil. Segundo ela, a Semana Institucional representa as potências presentes na educação básica em todas as etapas, enfatizando a importância de incentivar e trabalhar a ciência desde cedo.

Já a professora Priscila Santos, do 2º período do CApTV, compartilhou sua experiência na Sinpete, destacando a receptividade e entusiasmo das crianças diante das atividades propostas, como o lançamento de foguetes e a exposição dos trabalhos realizados. Ela ressaltou a importância de incentivar uma alimentação saudável entre as crianças, através de atividades práticas no evento.

O coordenador do evento e diretor do Instituto de Matemática da Ufal, Isnaldo Isaac Barbosa, ressaltou a importância da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica, destacando as oportunidades de crescimento no processo de ensino-aprendizagem. Para ele, o contato com a pesquisa e a extensão na universidade possibilita que os estudantes sonhem e tracem um caminho seguro para seu futuro acadêmico.

Ao trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na educação infantil, a equipe da Sinpete e do CApTV demonstraram que é possível abordar essas temáticas de forma didática e criativa, envolvendo as crianças em discussões sobre questões atuais da sociedade. O evento, que teve como tema a “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a conservação dos Biomas Brasileiros”, proporcionou um rico ambiente para a divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para um ensino mais inclusivo e sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo