UFAL – Circuito Penedo de Cinema promove oficinas gratuitas de cinema e audiovisual com grandes nomes da área em Alagoas.



O Circuito Penedo de Cinema, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), está marcado para acontecer de 25 de novembro a 1º de dezembro. O evento, que contará com a exibição de filmes, também oferecerá oficinas na área do cinema e audiovisual, com atividades totalmente gratuitas para os participantes.

Uma das oficinas mais aguardadas é a de “Shakespeare no Cinema: A Reinvenção do Humano”, ministrada pelo renomado ator Alexandre Barillari e pelo crítico de cinema Fillipo Pitanga. O objetivo do encontro é explorar a presença marcante da obra de William Shakespeare no cinema mundial, abordando principalmente as quatro grandes tragédias: Hamlet, Otelo, Rei Lear e Macbeth. Além disso, o workshop também irá analisar produções cinematográficas que se baseiam nas obras do dramaturgo inglês, promovendo uma discussão sobre as diferentes abordagens dos diretores, adaptações e reinvenções do humano.

Barillari ressalta a popularidade de Shakespeare e sua influência não só no cinema, mas também na vida cotidiana das pessoas. A oficina é voltada para um público diversificado, incluindo atores, diretores, críticos e curiosos interessados em explorar a riqueza da obra do Bardo. Ao longo dos quatro dias de atividades, os participantes terão a oportunidade de mergulhar no universo shakespeariano, compreendendo as minúcias do texto, as escolhas dos diretores e as diversas formas de interpretar as obras do autor.

Outra oficina de destaque no Circuito Penedo de Cinema é “Cinema à Margem: Da ideia à distribuição”, ministrada pelo experiente diretor e roteirista Cristiano Burlan. Durante quatro dias, os participantes terão a oportunidade de estudar o surgimento das produções independentes, as transformações tecnológicas que impactaram o cinema contemporâneo e o processo de produção e distribuição de filmes com baixo orçamento. Cristiano Burlan, conhecido por seus trabalhos premiados, como o documentário “Mataram Meu Irmão”, trará toda sua expertise para enriquecer a experiência dos participantes.

O Circuito Penedo de Cinema conta com o patrocínio de diversas instituições e o apoio de empresas do ramo audiovisual. Para mais informações e inscrições nas oficinas, os interessados podem acessar as redes sociais do evento e acompanhar a programação completa. Não perca essa oportunidade de se aprofundar no universo do cinema e do audiovisual, participe do Circuito Penedo de Cinema e enriqueça seus conhecimentos na área.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo