UFAL – Circuito Penedo de Cinema destaca projetos científicos de escolas públicas em mostra cultural e científica na histórica cidade de Penedo.



Nesta segunda-feira, dia 25, teve início a 1ª Mostra Científico-Cultural de Penedo, que marcou o início das atividades do Circuito Penedo de Cinema. O evento contou com a apresentação de 30 projetos científicos desenvolvidos por estudantes das escolas da rede pública estadual de Alagoas ao longo do ano de 2024. A Mostra, realizada na histórica Casa de Aposentadoria da cidade de Penedo, teve como objetivo dar destaque à criatividade dos alunos e promover o protagonismo dos mesmos.

Organizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE-AL), a mostra é uma forma de propagar o trabalho das escolas e incentivar a ciência e a tecnologia no ambiente educacional. Anderson Buarque, coordenador da ação, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, envolvendo as escolas públicas da região.

Um dos projetos apresentados na Mostra foi o “Fala Estudante: O futuro começa agora, minha escola no caminho da educação antirracista”, desenvolvido pelas alunas da Escola Estadual Professor Ernani Méro. O projeto envolveu uma pesquisa sobre o mapeamento racial dos alunos da escola e a criação de um documentário focado na valorização das comunidades quilombolas locais.

A participação dos alunos na Mostra foi destacada pela coordenadora da 9ª Gerência Especial de Educação (GEE), ressaltando a oportunidade de expor a criatividade e conhecimento adquirido durante o ano letivo. O evento faz parte do Circuito Penedo de Cinema, que é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o governo de Alagoas e outros órgãos apoiadores.

O Circuito Penedo de Cinema contará com diversas atividades até o dia 1º de dezembro e tem o apoio de instituições como a Prefeitura de Penedo, Sebrae, IMA-AL, CBHSF, Banco do Nordeste, entre outros. Para saber mais sobre o evento, acompanhe as redes sociais do Circuito Penedo de Cinema no Instagram e Facebook.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo