A deliberação das Propostas de Cursos Novos (PCN) ocorreu durante a 232ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, onde também foram discutidos temas como o Plano Nacional de Pós-graduação para o quadriênio 2025-2028 e a situação dos discentes de 2010 a 2023. Com os pareceres positivos, as propostas agora aguardam homologação em um prazo de até 90 dias.
O coordenador de Pós-graduação da Ufal, Walter Matias, comemorou a conquista e destacou que os novos mestrados trarão novas oportunidades de formação e contribuirão para as ações de pesquisa desenvolvidas pela instituição. Segundo Matias, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação tem sido fundamental para consolidar a excelência acadêmica na Ufal.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), Isabel Porto, afirmou que o novo mestrado na área vai democratizar o acesso à formação continuada e fomentar a assistência à saúde bucal em Alagoas. Além disso, os docentes elogiaram a iniciativa, destacando que o mestrado em Comunicação Social irá diminuir as desigualdades regionais, uma vez que Alagoas era o único estado do Nordeste sem um programa de pós-graduação na área.
Por fim, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Iraildes Assunção, ressaltou que a aprovação dos novos cursos demonstra o trabalho de expansão e fortalecimento da Ufal, impactando diretamente no desenvolvimento econômico e social do estado. A expectativa é de que os novos mestrados contribuam para a formação de recursos humanos altamente qualificados em diversas áreas de conhecimento. Os editais dos programas de Comunicação e Materiais estão em fase final de construção e devem ser lançados no início de 2025.