UFAL – Calourada no Ceca marca início do semestre 2024.2 da Ufal com palestra sobre fake news e uso da inteligência artificial.

Hoje, no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Rio Largo, foi um dia de celebração para os calouros do semestre 2024.2. Nove cursos foram oferecidos pela instituição e os novos ingressantes foram recebidos com uma bela apresentação da orquestra de violinos formada no projeto de Extensão coordenado pela professora Débora Borges.

Durante a cerimônia, a mesa de honra foi composta por importantes figuras, incluindo a pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa, que representou a gestão da Universidade juntamente com outros representantes do campus. O diretor geral do Ceca, Gaus Silvestre, destacou a relevância do campus na contribuição ao desenvolvimento do Estado de Alagoas e apresentou os docentes presentes, ressaltando a trajetória e o comprometimento de gerações de pesquisadores ao longo dos anos.

Além disso, o jornalista Roberto Amorim, renomado profissional com vasta experiência na área de Comunicação e graduado em Jornalismo pela Ufal, foi o palestrante da aula inaugural. Ele abordou o tema das fake news em tempos de inteligência artificial, alertando sobre os perigos da disseminação de desinformação e do uso indevido da tecnologia para manipulação de informações.

Roberto enfatizou a importância da responsabilidade dos estudantes universitários em verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las e orientou sobre o uso adequado da inteligência artificial como ferramenta de apoio nos trabalhos acadêmicos. Ele ressaltou que, apesar dos benefícios, a IA não substitui o esforço e a dedicação dos estudantes na busca pelo conhecimento.

Os novos calouros, mesmo cientes dos desafios que os aguardam, estavam radiantes pela conquista da vaga na Ufal. Com relatos de estudantes que enfrentarão longos deslocamentos diários para frequentar as aulas, como Matheus Victor de Souza Farias, Micaele Barbosa e Raquel Lins, a alegria e a determinação eram palpáveis entre os ingressantes.

Em meio a tantas emoções e expectativas, a calourada no Ceca foi um marco para os novos estudantes, que agora iniciam uma nova etapa em suas vidas acadêmicas, buscando o conhecimento e o crescimento pessoal e profissional. O futuro promissor aguarda esses jovens talentosos, que agora fazem parte da comunidade acadêmica da Ufal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo