Os vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo receberão como prêmio duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira, com local de partida dentro do território nacional. A cerimônia de premiação está programada para acontecer em 21 de março de 2025.
Criado em 1999 em celebração aos dez anos da Associação, o Prêmio Andifes de Jornalismo tem como propósito valorizar os profissionais da área e estimular a produção de conteúdo relacionado à educação, destacando a sua relevância para o futuro do país. A Andifes, que representa universidades, centros e institutos federais na interlocução de pautas com o Governo Federal, conta com a participação de 65 universidades associadas, incluindo a Ufal, além de dois centros federais de educação tecnológica e dois institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
O concurso, de abrangência nacional, reforça a importância da produção jornalística de qualidade na divulgação de temas relacionados à educação e no estímulo ao debate sobre a valorização do ensino no Brasil. A iniciativa da Andifes se destaca por valorizar o papel dos profissionais de imprensa na formação de uma sociedade mais informada e engajada com as questões educacionais do país.