O objetivo por trás da iniciativa é promover práticas de ensino mais inclusivas e preparar os estudantes de licenciatura para atuar de forma mais abrangente, incluindo a consultoria na criação de materiais didáticos. Segundo Amaro Braga, coordenador do Pibid de Sociologia e vice-diretor do ICS, a utilização de jogos de tabuleiro é uma maneira de promover uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa dos conteúdos.
Um total de 24 alunos passaram os últimos 15 meses trabalhando no desenvolvimento dos jogos. As atividades iniciais consistiram em conhecer o funcionamento de diversos jogos de tabuleiro, a fim de que os estudantes tivessem domínio sobre diferentes mecânicas e pudessem se inspirar para suas criações. Eles foram divididos em três escolas diferentes e produziram seis protótipos, dois para cada instituição.
Durante a mostra, os alunos apresentaram as regras dos jogos e realizaram demonstrações de rodadas teste para os avaliadores, que incluíam pesquisadores, professores do ensino básico e entusiastas dos jogos de tabuleiro como hobby. Os protótipos são produtos elaborados para a fase de teste e ainda passarão por ajustes finais antes de chegarem a uma versão mais finalizada que poderá ser utilizada como material de apoio nas escolas participantes.
A diretora do ICS, Luciana Santana, elogiou o empenho dos estudantes, avaliadores, professores, supervisores e coordenador envolvidos no desenvolvimento dos jogos, destacando a importância do Pibid como uma forma de ampliar os horizontes da formação dos estudantes de licenciatura e prepará-los para atuar na educação pública ou privada.
Dentre os jogos apresentados na mostra, destacam-se o “Memória Sociológica”, no qual os jogadores devem associar diferentes conceitos da Sociologia a imagens dispostas em cartas, e o “Desvendando os Mistérios da Sociologia”, que utiliza um tabuleiro semelhante ao jogo de Ludo, no qual as equipes devem responder perguntas corretamente para poder avançar. Além desses, também foram apresentados o “Eleitos: Um jogo político” e a “Trilha Sociológica”, cada um com sua abordagem específica para o ensino de sociologia.
A iniciativa foi bem recebida e demonstrou o potencial dos jogos de tabuleiro como ferramentas de ensino, ampliando o leque de possibilidades para práticas educativas mais atraentes e inovadoras. A expectativa é de que, após aprimoramentos, os jogos desenvolvidos pelos bolsistas do Pibid possam contribuir significativamente para o ensino de sociologia nas escolas participantes do projeto.
