UFAL – Abertura oficial do Femupe: Festival de Música de Penedo começa hoje com programação intensa e atrações nacionais e internacionais.



Hoje, dia 24 de outubro, marca o início do prestigiado Festival de Música de Penedo (Femupe), um dos eventos mais importantes do Nordeste no cenário musical. Durante três dias, a cidade histórica às margens do Rio São Francisco será palco de diversas atividades artísticas, culturais e acadêmicas, com a presença de atrações nacionais e internacionais, além de pesquisadores de renomadas universidades do Brasil, Portugal e Moçambique.

A abertura oficial do festival está programada para as 19h, no Teatro Sete de Setembro, com a apresentação do Samuel Pompeo Quinteto, vindo diretamente de São Paulo. Uma notícia incrível é que toda a programação é gratuita e contará com tradução em Libras, visando proporcionar acessibilidade a todos os públicos.

Fruto da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e diversos colaboradores, a festa terá início às 18h, com a Filarmônica Sociedade Musical Penedense dando as boas-vindas aos convidados no foyer do teatro. O reitor Josealdo Tonholo e o coordenador-geral do Femupe, professor Marcos Moreira, irão recepcionar os presentes na 15ª edição do Festival. Moreira destacou a importância da colaboração da Prefeitura de Penedo e do prefeito Ronaldo Lopes, que tornaram possível a realização do evento em uma cidade receptiva e engajada.

Com uma programação diversificada, o Femupe contará com 15 atrações artísticas, dez filarmônicas e mais de 20 cursos que abordarão diferentes instrumentos musicais, incluindo disciplinas teóricas. Além disso, serão oferecidas 16 oficinas e oito workshops voltados para atividades pedagógicas, ministrados por profissionais renomados da música.

Ao longo dos dias 25 e 26, ocorrerá a programação acadêmica do Femupe, com destaque para o 9º Encontro Cemupe e Caravelas de Musicologia, que contará com a participação do professor David Cramer, da Universidade Nova de Lisboa. Também estão programados o 7º Fórum de Educação Musical, o lançamento de quatro e-books e o 3º Fórum Afro-brasileiro do Velho Chico, com a presença de professores internacionais.

No último dia do festival, haverá a 15ª edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Banda e o 12º Fórum Nordeste de Maestros, com a participação especial do professor Marcelo Jardim, da UFRJ. O Femupe é realizado pela Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com diversos colaboradores e patrocinadores.

Para mais informações sobre a programação do Festival de Música de Penedo, acesse o site oficial do Femupe e acompanhe também as redes sociais do evento. O Femupe promete ser um evento memorável, repleto de música, arte e conhecimento para todos os participantes e amantes da boa música.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo