A programação do evento teve início na quarta-feira (30) e está sendo sediada no curso de licenciatura em Teatro, no Campus A.C. Simões, e também na Praça Sinimbu. Para esta sexta-feira (1º), as atividades serão realizadas no Teatro de Arena, localizado no Centro de Maceió. Estão previstas palestras, mesas redondas, comunicações acadêmicas, oficinas cênicas e apresentações artísticas.
A organização do evento está a cargo do Grupo de Pesquisa do CNPq Brincantuar: artífices cênicos, vinculado ao curso de Teatro Licenciatura do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), e da Escola Popular de Teatro Político de Alagoas (EPTPA). O Fórum conta com o apoio financeiro da Capes e parcerias com renomados Programas de Pós-graduação em Artes Cênicas de universidades como Unirio, Udesc, UnB, USP e UFRJ, além do Grupo de Pesquisa do CNPq Filomove, vinculado à licenciatura em Filosofia da Ufal.
No sábado (2), os participantes terão a oportunidade de participar de uma excursão ao Parque Memorial Zumbi dos Palmares, em União de Palmares, com a orientação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufal). A programação inclui uma visita guiada, contação de histórias dos orixás por Carmem Freire (Tia Cacau) e jogo de capoeira com Denis Angola.
Os organizadores ressaltam a importância do legado de Bertolt Brecht na cultura e no fazer teatral latino-americano, destacando a relevância do Fórum para promover e fortalecer parcerias entre estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país. As pesquisas apresentadas serão divididas em quatro eixos temáticos e terão seus anais publicados em um e-book, além de uma publicação especial na Revista Urdimento, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O professor Ivanildo Piccoli, um dos responsáveis pelo evento, destaca a importância da iniciativa para a disseminação de novos conhecimentos e pesquisas na área das artes cênicas, reforçando o compromisso do Fórum Brecht e Educação em fomentar o debate e a reflexão sobre a obra e o legado do renomado dramaturgo alemão.