O simpósio reunirá especialistas em neonatologia de todo o Brasil para discutir a sepse neonatal, uma condição que representa uma ameaça à morbidade e mortalidade neonatal. Serão abordadas estratégias de controle e prevenção de infecções nas Utin, além dos desafios diagnósticos e terapêuticos sob uma abordagem interdisciplinar.
A médica neonatologista do HU, Bruna Auto, ressalta a importância de discutir a sepse neonatal, uma vez que essa condição juntamente com a prematuridade são as principais causas de morte em bebês de Utin. Ela destaca a necessidade de revisão de condutas, adoção de estratégias de prevenção e uso racional de antimicrobianos para melhorar a qualidade do cuidado neonatal.
Dentre os temas que serão debatidos no simpósio estão o método canguru, aleitamento materno, pré-natal e sepse neonatal precoce, além da interface entre as falhas na assistência neonatal e a sepse, o monitoramento do cuidado neonatal e a sepse fúngica. Os interessados em participar do evento ou conferir a programação completa podem acessar o site do evento para mais informações.
O 2º Simpósio de Neonatologia do HU promete ser um importante espaço de troca de experiências e conhecimentos entre profissionais da área, visando aprimorar os cuidados neonatais e contribuir para a redução da morbidade e mortalidade causadas pela sepse neonatal.