UFAL – 2º Simpósio de Neonatologia discute sepse neonatal e desafios no cuidado de prematuros em Alagoas. Inscrições abertas para profissionais de saúde.

No mês de sensibilização à prematuridade, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está se preparando para sediar o 2º Simpósio de Neonatologia, que acontecerá no dia 13 de novembro no auditório principal da instituição. Este evento, que faz parte das atividades relacionadas ao Novembro Roxo, tem como objetivo conscientizar sobre a prematuridade e ressaltar a importância dos cuidados com os recém-nascidos prematuros.

Profissionais da área da saúde que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (Utin) estão convidados a participar do simpósio, que abordará a ameaça da sepse à morbidade e mortalidade neonatal. A sepse neonatal apresenta desafios significativos para os profissionais de saúde, pois manifesta-se de maneira variada e inespecífica, dificultando o diagnóstico precoce. Além disso, a falta de biomarcadores laboratoriais específicos e os riscos do uso indiscriminado de antibióticos são questões a serem discutidas no evento.

A doutora Bruna Auto, médica neonatologista do HU, ressalta a importância de discutir a sepse neonatal como uma urgência, já que é uma das principais causas de morte em bebês internados em UTIs. O simpósio pretende promover debates sobre o manejo da sepse, revisão de condutas, estratégias de prevenção e uso racional de antimicrobianos, visando melhorar a assistência aos recém-nascidos de risco.

Diversos temas estarão em pauta no evento, incluindo o método canguru, aleitamento materno, pré-natal e sepse neonatal precoce, entre outros. Os interessados em participar do simpósio ou conferir a programação detalhada podem acessar o site do evento para realizar a inscrição. Este encontro reunirá profissionais da neonatologia brasileira e proporcionará uma visão interdisciplinar sobre o enfrentamento dos desafios relacionados à sepse neonatal e seu impacto na morbidade e mortalidade dos recém-nascidos.

Sair da versão mobile