Na cerimônia de abertura, estiveram presentes a professora Iraildes Pereira Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), o coordenador do PPGCA, professor Tobyas Maia de Albuquerque Mariz, o vice-coordenador, professor Diogo Ribeiro Câmara, e a coordenadora do evento, a professora Thais Fernanda de Campos Fraga da Silva.
O objetivo do simpósio foi promover a difusão da ciência e fortalecer as linhas de pesquisa, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias entre os participantes. O evento reuniu estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, técnicos de laboratórios, profissionais liberais e representantes de órgãos governamentais interessados na ciência animal.
Com mais de cem inscritos, a maioria sendo estudantes de pós-graduação, foram apresentados 44 trabalhos científicos desenvolvidos no PPGCA. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a quatro palestras com temas estratégicos para a formação de pesquisadores, incluindo discussões sobre extensão universitária, impacto social e desafios da ciência no Brasil.
Uma das participantes, Rafaelly Silva Lima, destacou a importância da palestra sobre extensão universitária em sua trajetória, destacando o poder da educação para transformar vidas. Já o mestrando Thiago Pedro de Oliveira dos Santos descreveu o simpósio como um divisor de águas, incentivando o diálogo entre pesquisadores e promovendo uma compreensão mais profunda da ciência animal.
Em resumo, o 1° Simpósio do PPGCA do CECA da Ufal foi uma oportunidade única de integração, troca de conhecimentos e visibilidade para as pesquisas desenvolvidas no programa. Os participantes ressaltaram a importância de eventos como este para a promoção da ciência e do impacto social positivo gerado a partir do compartilhamento de ideias e experiências. Parabéns aos organizadores, participantes e apoiadores que contribuíram para o sucesso do evento.