Turismo Brasileiro Cresce 3,4% em Junho e Supera Níveis Pré-Pandemia

O turismo brasileiro encerrou o mês de junho com uma alta de 3,4% no índice de atividades turísticas em comparação ao mês anterior, posicionando-se 7,7% acima do nível pré-pandêmico. Estes números confirmam um cenário de recuperação e crescimento no setor de turismo do país.

A nível regional, vários estados também demonstraram um desempenho positivo significativo. O Rio Grande do Sul liderou o ranking com um aumento de 8,5%, seguido de perto pelo Rio de Janeiro com 8,2%. Outros estados que registraram crescimento expressivo foram Bahia (5,5%), São Paulo (4,0%) e Minas Gerais (1,6%).

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, os esforços contínuos para fortalecer o setor estão produzindo resultados. “Temos trabalhado para fazer do turismo um setor primordial na economia do país, e os dados cada vez mais apontam que estamos no caminho certo. As estratégias de estímulo a viagens, promoção de novos destinos e ampliação da conectividade aérea têm sido fundamentais para acelerar esses índices, e estamos certos de que no segundo semestre teremos ainda mais a comemorar,” declarou o ministro.

Comparando junho de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, houve um incremento de 3,9% no índice de atividades turísticas. Consequentemente, o primeiro semestre de 2024 terminou 1,3% acima do mesmo período em 2023. Além disso, o transporte de passageiros registrou um crescimento de 6,2% em relação a maio de 2024, evidenciando um retorno gradual aos patamares pré-pandemia.

O Ministério do Turismo tem implementado diversas iniciativas para incentivar os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma dessas iniciativas é o programa “Conheça o Brasil: Voando”, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e companhias aéreas. Este programa visa aumentar a oferta de voos e implementar a opção de “stopover” em cidades como São Paulo, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Recife, Manaus e Belém, permitindo que os turistas façam paradas intermediárias antes de seguirem para o destino final com a mesma passagem.

Outra ação é o “Conheça o Brasil: Realiza”, que oferece uma linha de crédito exclusiva para correntistas do Banco do Brasil adquirirem serviços turísticos com condições especiais. Além disso, o Ministério do Turismo está investindo no projeto “Conheça o Brasil: Cívico”, que incentiva visitas a destinos ligados à história nacional, com um projeto-piloto em Brasília e cidades vizinhas.

Essas medidas destacam um esforço coordenado para revitalizar o setor de turismo, promovendo viagens internas e valorizando as inúmeras experiências culturais e históricas que o Brasil tem a oferecer. O otimismo em torno dessa recuperação sinaliza um futuro promissor para o turismo no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo