Com a promessa de que este é apenas o começo de grandes conquistas para os Estados Unidos e o mundo, Trump enfatizou que continuará promovendo a paz por meio da força em toda a região do Oriente Médio. A equipe de Segurança Nacional do governo norte-americano seguirá colaborando de perto com Israel e outros aliados para garantir que Gaza não se torne novamente um refúgio seguro para terroristas.
As discussões em torno do cessar-fogo entre Israel e Hamas remontam a agosto de 2024, com a mediação de países como Catar, Estados Unidos e Egito. Apesar dos desentendimentos e impasses ao longo dos meses, o acordo finalmente foi alcançado, com a proposta de paz apresentada pelo presidente Joe Biden em maio do ano passado e aprovada como resolução pelo Conselho de Segurança da ONU.
O Hamas se pronunciou sobre o acordo, afirmando ter respondido de maneira responsável e positiva à proposta. No entanto, o governo israelense ainda não se manifestou oficialmente sobre as negociações e os termos do cessar-fogo não foram divulgados publicamente. A data de início oficial do acordo também permanece desconhecida.
Com a expectativa de uma trégua duradoura na região e a promessa de cooperação contínua entre os Estados Unidos, Israel e seus aliados, a população aguarda com esperança por dias mais pacíficos em Gaza.