Tropas federais embarcam para reforçar segurança em municípios do interior de AL em operação de garantia da votação.

Com o objetivo de reforçar a segurança em cidades do interior de Alagoas, tropas federais embarcaram na manhã deste sábado (5). Um total de 554 militares do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado foram enviados para os municípios após autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida foi tomada devido ao risco de interferência no livre exercício do voto dos eleitores e a instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados.

Segundo informações, até o momento, os ministros do TSE aprovaram o envio das tropas federais para municípios como Chã Preta, Campo Alegre, Estrela de Alagoas, Marechal Deodoro, Maribondo, Roteiro, Teotônio Vilela, Limoeiro de Anadia e Junqueiro. O retorno dessas tropas está previsto para segunda-feira (07).

Além disso, mesmo sem uma decisão final do TSE, as tropas foram enviadas para São Luís do Quitunde, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maravilha, Lagoa da Canoa e Taquarana. O Exército Brasileiro está empenhado na garantia da votação e apuração da eleição 2024, com o reforço de tropas de Feira de Santana (BA).

O comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho, afirmou que as tropas estão prontas para atender a demanda de outros municípios que possam ser aprovados de última hora pelo TSE.

A legalidade e imparcialidade são os pilares do emprego das tropas federais, que têm como principal objetivo garantir a votação e apuração do pleito eleitoral. O presidente do TRE, desembargador Klever Loureiro, ressaltou a necessidade do reforço federal em determinados municípios devido ao risco de interferência no processo eleitoral.

O Exército Brasileiro está em ação para garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral em Alagoas, demonstrando a importância do trabalho conjunto entre as forças armadas e os órgãos eleitorais para garantir a democracia e a tranquilidade durante as eleições.

Sair da versão mobile