TRISTE REALIDADE – Alagoas já registra quase 2 mil violações contra mulheres em 2025, revela Ministério dos Direitos Humanos – com Jornal Rede Repórter

Alagoas já registrou 1.881 violações de direitos humanos contra mulheres nos cinco primeiros meses de 2025, segundo dados do Painel do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Os números englobam todo tipo de ato que atente contra a dignidade da vítima, como maus-tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas. Apesar da gravidade dos casos, apenas 234 denúncias foram efetivamente registradas no estado. Em Maceió, a capital, foram 696 casos de violações e apenas 88 denúncias formalizadas. No ano de 2024, o total de registros chegou a 7.050.

Para a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Maceió, professora e advogada Keler Mendes, a divulgação desses dados é essencial para impulsionar a conscientização da sociedade e servir de apoio às vítimas. Segundo ela, trazer o tema ao debate público é uma forma de informar sobre a identificação de condutas reprováveis, estimular a denúncia e fortalecer uma rede de acolhimento entre mulheres. “Esta é uma pauta de grande relevância social e implica em um crime que deve ser denunciado e combatido. A conscientização ajuda a identificar quando e onde denunciar e pode encorajar mulheres a se apoiarem mutuamente”, avalia.

A especialista também aponta que, em situações de risco, uma mulher pode pedir socorro de maneira disfarçada, como ao simular um pedido de delivery ao ligar para o 190. Além disso, o telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, é um canal nacional de denúncia que funciona 24 horas por dia. As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), que atuam na prevenção, investigação e solicitação de medidas protetivas, estão localizadas em Maceió e Arapiraca. Nos municípios onde não há uma unidade especializada, a vítima pode procurar qualquer delegacia da cidade.

A Central de Flagrantes I, em Maceió, também oferece atendimento ininterrupto e conta com um Núcleo de Atendimento à Mulher voltado a casos de violência doméstica e sexual. Para mais informações e orientações, o governo estadual disponibiliza o portal Mulher Segura, no site da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.

Sair da versão mobile