Essa suspensão judicial surgiu após Harvard ter ingressado com uma ação contra a política do governo, argumentando que essa ordem não apenas desrespeitava os direitos dos estudantes de buscarem освіta, mas também comprometia a essência da própria universidade. A instituição enfatizou que a diversidade estudantil, incluindo a presença de alunos internacionais, é fundamental para sua identidade e missão educacional.
A ordem bloqueada determinava ainda que o Departamento de Estado dos EUA considerasse a revogação de vistos acadêmicos ou de intercâmbio para qualquer aluno que se encaixasse nos critérios da declaração governamental, que os classificava como potencialmente ameaçadores. A argumentação do governo Donald Trump baseava-se em preocupações de segurança nacional, embora muitos críticos tenham apontado que essas medidas eram uma forma de retaliação ideológica contra a universidade.
Desde meados de maio, Harvard e o governo federal estavam envolvidos em uma batalha judicial mais ampla que também se relacionada com questões de financiamento. A universidade denunciou a ação como “retaliação clara” devido à sua recusa em ceder a demandas políticas do governo, apontando que a medida tentava silenciar críticas e dissentimentos disparados durante períodos de protestos estudantis.
A juíza já havia bloqueado uma primeira medida que proibia Harvard de matricular estudantes internacionais, que compõem mais de um quarto de seu corpo discente. O governo argumentava que tais estudantes eram, em muitos casos, coniventes com comportamentos que considerava problemáticos, especialmente em relação a episódios de antissemitismo durante as mobilizações de 2024, que questionavam a atuação de Israel na Faixa de Gaza.
Além disso, o secretário de Estado na gestão Trump, Marco Rubio, anunciou uma intenção de aplicar restrições semelhantes a estudantes da China, prometendo uma abordagem “agressiva” para a revogação de vistos, intensificando as tensões entre o governo dos EUA e as instituições acadêmicas. A situação cria um cenário complexo na relação entre educação superior e políticas de imigração, colocando em xeque os valores fundamentais da academia em um contexto político cada vez mais polarizado.