Para os locais sob o alerta vermelho, a previsão é de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, o que pode gerar transtornos e impactos negativos para a população. Além disso, um alerta laranja de chuvas intensas está em vigor na parte central do país.
As regiões centrais do Mato Grosso, Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ser afetadas por precipitações fortes, que podem variar entre 30 mm e 100 mm por dia. Inclusive, o Distrito Federal também está na lista de locais onde são esperadas chuvas intensas.
Já o Norte e Nordeste do Brasil estão sob alerta amarelo, indicando chuvas menos intensas. A previsão abrange grande parte do Amazonas, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com volumes que devem ficar entre 20 a 50 mm/dia e ventos que podem chegar a 40 a 60 km/h.
É importante que a população esteja atenta e se mantenha informada sobre o cenário climático dessas regiões, tomando as medidas necessárias para garantir a sua segurança e a de seus familiares. Os órgãos competentes estão monitorando a situação de perto e emitem alertas para auxiliar na prevenção de possíveis danos causados pelas fortes chuvas.